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terça-feira, 19 de novembro de 2013

Artigo de opinião

As oitavas séries terão que fazer um artigo de opinião  no Saresp. Vamos colocar em prática os  estudos que tivemos em sala. Agora é o momento.  Estou disponibilizando os textos e  a proposta de produção de artigo de opinião que foi solicitado no Saresp 2012. Leiam os textos que  versam sobre o  assunto polêmico  e façam  o artigo de opinião.  Deverá ser redigido em folha  de caderno com nome, número e série e entregue à professora até sexta-feira, dia 22/11/2013.
Apresentação

Atualmente, com o desenvolvimento tecnológico e, consequentemente, a facilidade de acesso a conteúdos disponíveis na internet e a criação  de redes sociais, pais , educadores e profissionais de diversas áreas têm discutido qual a maneira mais adequada de acompanhar crianças e adolescentes  no ambiente virtual . Pensando nisso, a revista mensal Jovens Cidadãos Conectados fez um desafio a seus leitores adolescentes, que consiste em escrever um artigo de opinião a respeito dessa temática.
Para obter mais informações sobre o assunto, leia os textos a seguir:
Texto I
Um determinado programa antivírus, destinado a pais que querem acompanhar de perto o  que seus filhos fazem na internet, afirma ser  “ a solução definitiva para proteger crianças e adolescentes na internet”. Garante também que, por meio “ de suas ferramentas inovadoras e fáceis de usar, você poderá monitorar seu filho nas conversas MSN e também em  tudo que ele posta no Orkut, Facebook, Twitter e outras redes  sociais. Além disso, com esse programa, você bloqueia sites, conteúdos impróprios e restringe o acesso ao  Youtube de acordo com o conteúdo dos vídeos.”
Esse programa promete ainda:
·         Monitoramento das conversas feitas pelo MSN e outros programas de bate-papo.
·         Controle do número de horas de uso e faixa horária para utilização da internet.
·         Bloqueio de sites impróprios.
·         Registro e informação de quando algum  dado pessoal é  divulgado no Facebook, Twitter, Orkut ( redes sociais), blogs e fóruns.
·         Bloqueio de sites como Facebook, Twitter, Orkut ( redes sociais)
·         E-mails de alerta para quando seu filho tentar acessar um site público.
·         Filtro de conteúdo no Youtube: bloqueia vídeos com conteúdo ofensivo.
·         Identificação e bloqueio automático de nudez.
·         Bloqueador de palavras-chave impróprias como : ‘Sexo’ e ‘ Drogas’.”
Texto II                          
Programa permite que pais monitorem acesso dos filhos à internet: Invasão de privacidade ou proteção?
Um autêntico programa de espionagem no computador dos filhos. Assim pode ser definido o mouse com escuta ambiental através de chip GSM, um verdadeiro sonho de consumo de pais excessiva ou compreensivelmente preocupados com o que sua prole anda vendo e fazendo na internet. O dispositivo permite ainda ouvir as conversas que acontecem enquanto o computador está sendo utilizado.
Tudo o que é preciso fazer é deixá-lo conectado à USB do computador, pois funciona normalmente como um mouse óptico. E o melhor: ainda que o computador esteja desligado, ele continua fornecendo energia ao mouse. Além disso, possui bateria interna para continuar funcionando mesmo estando desconectado.
Contra o método
A psicóloga Alessandra Freitas não aprova esse tipo de equipamento. “Como mãe, não utilizaria esse equipamento com os meus filhos. Como psicóloga, não aprovo. Acredito que esse tipo de subterfúgio criaria um distanciamento ainda maior entre pais e filhos, em vez de aproximar e possibilitar o diálogo entre eles”, argumenta.
Ela ainda acrescenta: “Por outro lado, compreendo a preocupação dos pais em relação ao uso da internet, mas não acredito que a instalação de um mouse com esse recurso amenizaria o problema.”
Proposta de redação
Essa é a sua oportunidade defender seu ponto de vista em relação a este tema polêmico. Com base nos textos I e II, escreva um artigo de opinião defendendo seu ponto de vista sobre o tema: “ Pais, filhos e internet: invasão de privacidade ou proteção indispensável?”
Observações:
1- Dê um título para seu texto.
2- Escreva seu texto na modalidade culta ( norma-padrão) da língua portuguesa.
3 – Escreva seu texto com caneta azul  ou preta.

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