Páginas

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

pronomes parte 2 atividades


3) Complete as frases com o pronome adequado:
a) ****************estava acabando o trabalho, quando*************** tocou a campainha.
b)*************achávamos que **************eram de Santa Catarina.
c)*****************me criticaram à vontade, sem notar que ****************estava presente.
d)***************queres assistir à peça que ****************** vamos apresentar amanhã?
e) Depois da aula, **************** conversará com você.
f) *************estavas cansado?

4)Passe da 1ª pessoa do singular para a 1ª do plural. Veja o exemplo:
Ex: Se eu tivesse tempo, iria ao cinema.
Se nós tivéssemos tempo, iríamos ao cinema.
a)Se eu assistisse ao jornal na TV, ficaria mais atualizado.
b)Se eu me levantasse mais cedo, não chegaria atrasado à aula.
c)Se eu fosse rico, não precisaria trabalhar.
d) Se eu lesse mais, não teria dificuldades na escrita
e) Se eu fizesse meus deveres, não seria castigado.

5)Passe da 3ª pessoa do singular para a 3ª do plural. Observe o exemplo:
Ex: Ele dançou um samba. Eles dançaram um samba.
a)Ele atingiu totalmente seus objetivos.
b)Ela pesquisou extensamente sobre a vida das abelhas.
c)Ele respondeu a todas as questões.



6)Substitua  o substantivo por um pronome adequado : ( o, a, os, as ):
Exemplo: A mulher enxugou uma lágrima. A mulher enxugou - a .

 
a)Comprei um livro.
b)Espero uma resposta imediatamente.
c)O menino acertou uma pedra no vidro.
d)O professor conhecia os alunos bem.
e)Encontrou o relógio quebrado.
f)A professora entregou as provas corrigidas.
g)Dei as revistas para você.
h)Calçou a meia pelo avesso.
i)Ouvi a notícia pelo rádio.
j)Comprou os bonés na feira.
k)Convidou o filho para um passeio



 
7)Continue. Observe o exemplo:

Júlio entregou as flores para mim. Júlio entregou-me as flores.
a)A garota olhou para mim com atenção.
b)Minha madrinha ofereceu suco para mim.
c)Desejou boa sorte para mim no concurso .
d)Atirou um bilhete para mim.
e)Lançou um olhar de decepção para mim.

8) Substitua o substantivo destacado pelo pronome oblíquo correspondente, como no exemplo:
Vamos conquistar o mundo = Vamos conquistá – lo
a) Vamos dizer a verdade.                                              
b) Precisa realizar a obra.                                              
c) Queria defender os direitos.                                       
d) Podemos compreender as pessoas.   
e) Convém esquecer as mágoas.
f) Precisamos respeitar o próximo.
g) Pretendiam comprar a bicicleta.
h) Vou conhecer  meu priminho. 

9) Passe da 1ª pessoa do singular para a 1ª pessoa do plural.
Ex: Eu olhava = nós olhávamos
a) eu estava                     
b) eu conversava                     
c) eu queria                          
d) eu refletia              
e) eu crescia
f) eu agia                          
g) eu cochichava                      
h) eu pechinchava               
i) eu plantava            
j) eu digitava      

  10)  Passe da 1ª pessoa do singular para a 1ª pessoa do plural . (subjuntivo)
Ex: Se eu lesse = se nós lêssemos
a) se eu chorasse                   
b) se  eu fizesse                    
c) se eu  quisesse                     
d) se eu agisse
e) se eu ingerisse                    
f) se eu trouxesse                   
g) se eu auxiliasse                   
 h) se eu experimentasse
i) se eu necessitasse              
j) se eu crescesse                 
k) se eu pechinchasse              
l) se eu viesse
m) se eu visse                       
n) se eu  trabalhasse              
o) se eu cantasse                      
p) se eu reagisse            

Um comentário:

  1. Professora é a salva vidas do 6 ano b kkkkkkkkkk
    obrigado por colocar as duas partes professora

    ResponderExcluir