Páginas

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Exercício: Tipos de argumento

1)Considerando a postagem sobre tipos de argumento, leia os fragmentos a seguir e identifique o tipo de argumento utilizado para demonstrar a validade da afirmação feita. Atenção: Pode aparecer o mesmo tipo de argumento  em mais de um fragmento. Nem todos os tipos de argumento foram contemplados neste exercício. ( Gabarito no final da postagem)
a) " O Brasil já tomou várias medidas para promover a igualdade de gênero. Começou pela Constituição Federal, que estabelece direitos iguais, reconhece a união estável, cria a licença-paternidade, equipara os direitos dos filhos independentemente da situação dos pais. Vieram, também, as Delegacias de Defesa da Mulher, o crime de assédio sexual, a Lei Maria da Penha, as Varas de Violência Doméstica."
b) " Por outro lado, não podemos prescindir da colaboração dos homens nessa árdua jornada. E eles precisam começar modificando a forma como encaram as relações afetivas. Sobre esse tema, David Servan-Schreiber, médico francês que escreveu dois livros para contar sua luta contra o câncer, sintetizou o assunto na obra Podemos dizer  adeus  duas vezes."
c) " A queda do número de fumantes no país tem a ver com uma série de medidas: a ciência e a mídia mostraram claramente os efeitos nocivos do cigarro, os maços trazem imagens de advertência, sumiu a propaganda de cigarro da TV, o patrocínio de cigarro a eventos culturais e esportivos foi proibido, a lei que baniu o fumo em locais fechados e empresas oferecem tratamentos para funcionários que querem parar de fumar."
d) “O cinema nacional conquistou nos últimos anos qualidade e faturamento nunca vistos antes. ‘Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça’ - a famosa frase-conceito do diretor Glauber Rocha – virou uma fórmula eficiente para explicar os R$ 130 milhões que o cinema brasileiro faturou no ano passado”.
e) “A mulher de hoje ocupa um papel social diferente da mulher do século XIX”.

Gabarito:
a) Exemplificação ou ilustração
b) Autoridade
c) Causa/consequência
d) Autoridade
e) Senso comum

7 comentários:

  1. e as respostas com justificativas ??? kkk

    ResponderExcluir
  2. E o gabarito? Eu acho que a) é exemplificação a b) autoridade c) estout em dúvida...causa e consequência ou senso comum d) autoridade e) senso comum... posta o gabarito por favor!

    ResponderExcluir