Páginas

segunda-feira, 20 de maio de 2019

Verbos : mudança de tempo verbal


1) Reescreva a frase no pretérito (passado). Observe o modelo:
Ex: Maria  limpa a casa.
      Maria  limpou a casa.

a) Helena  organiza as caixas.            
b) Sônia  lava a roupa.                         
c) A enfermeira  aplica a injeção. 
d) Aquele homem anda rápido.
e) O doente toma o remédio.
f) Ele divide as balas.

2) Reescreva as frases no plural. Veja o exemplo.
Ex:  O avental está no varal.
        Os aventais estão nos varais.

a) O cão está preso.                       
b) O jornal está rasgado.                
c) A lição está fácil.  
d) O papel está amassado.    
e) O  avião está decolando.                     
f) A luz está acesa.

3) Reescreva as frases que estão no pretérito para o futuro.
Ex: Ontem eu não trabalhei, mas amanhã eu trabalharei.

a) Ontem eu  não desci as escadas, mas amanhã eu *
b) Ontem eu não terminei as lições, mas amanhã eu *
c) Ontem eu não  joguei bola na quadra, mas  amanhã  eu *
d) Ontem eu não reguei as plantas, mas amanhã eu *

4)  Continue o exercício:
Ex:  Ontem eles não chegaram da viagem, mas amanhã eles chegarão.

a) Ontem eles não terminaram a lição, mas amanhã eles *
b) Ontem eles não limparam o quarto, mas amanhã eles *
c) Ontem eles não caminharam no parque, mas amanhã eles *
d) Ontem eles não organizaram os materiais, mas amanhã eles *

5) Reescreva no futuro:
Ex:Os garotos  jogam bola. Os garotos  jogarão bola.

a) Os meninos limpam o quarto.
b)  As mulheres passam a roupa.
c) Os médicos tratam os doentes.
d)  As  apresentadoras falam muito.
e) Os diretores exigem disciplina.

Um comentário: