Páginas

domingo, 14 de abril de 2019

avaliação de gramática


Nome   / n° / série 
1) Complete onde houver um asterisco com mal ou mau: (1,0)
01. O vereador foi ***** recebido pela população.
02. Ficamos preocupados até  passei  ***** quando ouvi a notícia.
03. Patrícia está com um **** incurável .
04. O balconista era um homem muito ****- humorado.
05. **** saímos de casa nos deparamos com um assaltante.
06. Não seja pessimista, nem todo político tem **** caráter.
07. As forças do bem e do ***** vivem em eterno combate.
08. Sonia não sabe o *****que me fez.
09. Essa é  uma questão***** resolvida.
10. Nunca devemos desejar o ***** do próximo.

2) Complete com por que, porque ou por quê. ( 1, 0)
01)  ** você está tão aborrecida?
02) Não vais à aula **?
03) Não saí de casa, ** estava doente.
04) Não foi ao baile, ** não tinha roupa.
05) ** os países vivem em guerra?
06)  Ele não viajou**?
07) ** você não foi?
08) Você é a favor ou contra? **?
09) ** você agiu daquela maneira?
10)  Abra a janela ** o calor está insuportável.

3) Use corretamente o mas ou mais. ( 1, 0)
01 - Municípios exigem ** escolas.
02 - Amor é igual fumaça: sufoca, ** passa.
03 - Este país está cada dia ** violento.
04- Tentei chegar na hora, ** me atrasei.
05 - Não ganhei o prêmio, ** dei o melhor de mim.
06 - Este é o curso ** caro da faculdade.
07- Meu irmão é ** velho que eu. 
08- Querem ter dinheiro, ** não trabalham.
09- Escreva ** depressa, por favor!
10- Ela não é bonita, ** conquista pela simpatia.

4) Complete corretamente com traz ou  trás . (1,0)
1-  Ler poesias me  ****** muita tranquilidade.
2 - O sol está brilhando por   *****  das nuvens.
3 – Meu pai sempre me ******um chocolate no sábado.
4 -  Ou você  ***** o meu caderno, ou  não te devolverei o estojo.
5 -  Ande mais rápido ou vai ficar para **********.
6 – Você  só *******problemas para eu resolver!
7 – As crianças devem viajar no banco de ********.
8 -  Não olhe para ******* enquanto dirige!
9 -  Dinheiro não *****felicidade.
10 -  ainda não se sabe o que está por ****** do ataque  terrorista.

5) Nos trechos a seguir, qual ou quais  palavras substituem  a palavra ou expressão em destaque? (1,0)
a) “ Prometeu sentiu  pena dos fracos mortais. Ele sabia que a inteligência deles  possibilitaria que  fabricassem armas [...] mas lhes faltava  um elemento essencial: o fogo. [...] Ora, os deuses conservaram  com o maior cuidado a preciosa chama só para si.[...]”

b) “ Bahira, vendo que tudo acabara bem, pensou de que jeito ele próprio atravessaria o rio.  Nem precisou esquentar muito a cabeça. Sendo um pajé poderoso [...]”

c) “ __E morto mexe desde quando?  Larguem de preguiça e tomem conta direito! Usem suas flechinhas para matar as varejeiras: não quero comida minha com bicho.”

d) “ As índias, ouvindo histórias sobre cunhãs de tribos vizinhas [...]choravam suas mazelas junto a Bahira.  Este, de tanto aturar reclamação, se encheu e resolveu dar um jeito.”

e) “ Prometeu teve que entrar discretamente na forja de Hefesto, o deus do fogo, para roubar a chama. Zeus não ignorou por muito tempo este furto[...]”

6) Identifique nos fragmentos a seguir se o narrador é personagem ou se é narrador-observador: (1,0)
a) “ Peter Pan costumava ficar do lado de fora da  casa dos Darling, próximo  da janela, para ouvir  as histórias de contos maravilhosos que a garota Wendy contava a seus irmãos.”

b) “ Uma das recordações mais felizes da minha infância é a da sinfonia dos melros nas palmeiras. A gente chegava muito cedo para a primeira aula do Grupo Escolar que ficava na praça que era cercada de altas palmeiras.”

c) O menino, de uns dez anos, pés no chão, vinha andando pela estrada de terra da fazenda com a gaiola na mão. Sol forte de uma hora da tarde. A menina de uns nove anos ia de carro com o pai, novo dono da fazenda. Gente de São Paulo. “

d) “ Sou eu, senhor Pierre, que estou falando e foi comigo que aconteceu esta história.
       Um dia, remexendo no meu bolso, achei uma moeda de cinco francos[...]”

e) “Malala era uma menina que queria ir para a escola. Mas, no lugar onde vivia, isso era proibido. Livro, só escondido. No caminho para  a escola havia muitos perigos. Riscos inimagináveis, de morte até. Esse lugar se chama vale do SWAT.”

7) Escolha a alternativa em que uma das palavras não deve ser  escrita com ç. (1,0)
a) maçã,  Mogi Guaçu, miçanga, açaí
b) louça, moça, caçamba, transgreção
c) açucena, açude , paçoca, piaçaba
d) açúcar, taça, pinça, canção

8) Complete a frase com a sequência correta de palavras. (1,0)

************** você foi tão **********na prova?
a) Por que   / mau
b) Porque / mal
c) Porque / mau
d) Por que / mal

9) Qual alternativa completa corretamente a frase?  ( 1,0)
Rogério queria jogar  **********vídeo game, *******   por  seu  ******* comportamento  ficará de castigo.
a) mas / mas/ mal
b) mais/ mas / mal
c) mais / mas / mau
d) mais/ mais/ mal

10) Qual  alternativa completa corretamente a frase? ( 1,0)
********* sua mãe  está tão brava com você? ***********ela viu as minhas notas!  Fui muito ******* na prova de química, ********* prometi que vou recuperar.

a) Por que /  porque / mal / mais
b) Por que / porque / mal / mas
c) Por que / porque / mau / mas
d) Por que / porque / mau / mais

Um comentário:

  1. Professora muuuuuuuiiiiitttiiiiisssssiiiiimmoooooo obrigado sou eu o josé do 6 ano B fiquei deis das 6:00 da manhã esperando vc postar a prova de gramática muito obrigado mesmo

    ResponderExcluir