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terça-feira, 29 de outubro de 2013

Simulado 1


Febre consumista

Enquanto a China inteira lamentou o aparecimento da pneumonia asiática , ou SARS , o mercado de carros novos só teve motivos para comemorar. A doença contagiosa que obrigou chineses a usar máscaras cirúrgicas e evitar o contato com multidões provocou uma redução nas viagens em transportes coletivos.

Ninguém mais quis saber de se apertar em ônibus ou metrô e correr o risco de ser infectado. Quem pôde tirou o dinheiro do banco e comprou seu automóvel próprio, para poder circular pelas cidades com o mínimo de contato humano possível.

As lojas de carros ficaram cheias e os vendedores celebraram o aumento nas vendas. Só em Pequim, o número de veículos emplacados cresceu 21%, enquanto a Shanghai Automotive Industry anunciou que suas vendas no país aumentaram em 30%. Por outro lado, a apresentação de novos modelos foi adiada, pois os executivos estrangeiros estavam com medo, na época, de viajar para o país.

Fonte: Adaptado de Quatro Rodas. São Paulo, 515 ed., p. 21, jun. 2003.

 

1)O tema central do texto é o

a. aparecimento da pneumonia asiática.

b. aumento nas vendas de carros novos na China.

c. uso de máscaras cirúrgicas pelos chineses.

d. risco de ser infectado nos ônibus e metrôs.

e. aumento de retirada de dinheiro dos bancos.

 

 

2) O objetivo que gerou a “febre consumista” foi

a. lamentar o aparecimento da pneumonia asiática.

b. incentivar viagens em transportes coletivos.

c. diminuir as possibilidades de contato humano.

d. aumentar a circulação de veículos no país.

e. introduzir novos modelos no mercado de carros.

 

3) Assinale a alternativa em que o termo destacado foi corretamente substituído pelo pronome correspondente.

a. obrigou chineses = obrigou-lhes

b. evitar o contato = evitá-lo

c. provocou uma redução = provocou-la

d. correr o risco = correr-lo

e. celebraram o aumento = celebraram-o

 

 

A importância mundial do gás natural

Segundo as estimativas do Ministério de Energia dos Estados Unidos, o crescimento do consumo mundial de gás natural gira em torno de 2,2% anuais. Isso é válido para os próximos 20 anos. Trata-se de uma taxa de crescimento superior à do consumo de petróleo − 1,9% − e de carvão − 1,6% (“International Energy Outlook 2004, Washington: Departament of Energy”).

A taxa de crescimento do consumo nos países em desenvolvimento é ainda mais alta − cerca de 2,9% ao ano. Em 2025, o consumo de gás natural nesses países terá dobrado em relação a 2001.

A evolução do consumo desse energético vem sendo acompanhada com muita atenção porque o gás natural constitui um substituto adequado e flexível para o petróleo, que escasseia ano a ano. Ademais, as reservas conhecidas de gás natural são suficientes para o consumo mundial durante 61 anos.

As maiores reservas de gás natural estão no Oriente Médio, no Leste Europeu, na Nigéria e nos países da ex-União Soviética. Mas o Brasil não está mal nesse campo. Pesquisas recentes descobriram reservas substanciais nas Bacias de Campos e Santos, além de outras regiões. E a Petrobrás está adiantada na construção de grandes gasodutos.

(...)

Fonte: MORAES, A. E. Folha de S. Paulo, São Paulo, 29 maio

 

4) Segundo o texto, o gás natural

a. foi intensamente consumido em todo o Brasil nos últimos 20 anos.

b. teve uma taxa de crescimento de consumo igual à do petróleo.

c. é tão consumido quanto o carvão nos países em desenvolvimento.

d. tem reservas suficientes para o consumo mundial por tempo indeterminado.

e. pode substituir o petróleo, cujas reservas estão cada vez mais escassas.

 

5)O texto sugere que o Ministério de Energia dos Estados Unidos, de acordo com o texto,

a. pesquisa o baixo consumo de petróleo em diversos países.

b. analisa o recente decréscimo de consumo de gás natural.

c. tem construído grandes gasodutos no Oriente Médio.

d. avalia o crescimento do consumo mundial de gás natural.

e. desconfia da qualidade das substanciais reservas brasileiras.

 

Café em excesso prejudica concentração

Bem dosada, a principal arma dos vestibulandos contra o sono pode aumentar a atenção, favorecendo a preparação para as provas. Em excesso, no entanto, o café gera mais estresse e dificulta o raciocínio do candidato, atrapalhando os seus estudos.

Tanto o lado positivo quanto o negativo têm relação com os efeitos estimulantes da cafeína. Pelo lado bom, a substância ajuda o estudante a ficar mais alerta. Se está com sono ou cansada, a pessoa tende a encontrar mais dificuldade para se concentrar, o que dificulta o aprendizado.

Mas, se o café for consumido em excesso, o aluno pode ficar agitado demais. Isso faz com que, diferentemente do desejado, o estudante fique mais disperso, impaciente e com dificuldade de se concentrar em um mesmo exercício por muito tempo.

Segundo especialistas, o vestibulando não deve passar de três xícaras por dia. “O café é interessante para estudar. Há estudos que mostram que alunos que tomavam café com leite pela manhã tinham desempenho escolar superior aos que só tomavam leite. Mas, se passar de três xícaras, gera estresse porque é um estimulante do sistema nervoso central. O vestibulando pode ficar trêmulo, sem paciência, interferindo em sua concentração”, disse o médico Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia e professor da Faculdade de Medicina de Catanduva.(...)

Fonte: Folha de S. Paulo. FOVEST Especial, p. 3, out. 2004.

 

6) A afirmativa correta, de acordo com o texto, é:

a. A principal arma contra o estresse é o consumo intenso de café.

b. Se consumido em excesso, o café facilita o raciocínio das pessoas.

c. Tomar uma xícara de café com leite é prejudicial ao sistema nervoso central.

d. O consumo excessivo de café pela manhã melhora o desempenho escolar.

e. O café, quando consumido em dosagem adequada, facilita a concentração.

 

7)  A ideia central do texto está expressa da seguinte forma:

a. Café em excesso favorece a preparação para as provas.

b. Os vestibulandos devem combater o sono tomando bastante café.

c. Doses elevadas de café causam danos ao raciocínio e à atenção do estudante.

d. A cafeína provoca efeitos que podem causar sonolência e outros distúrbios.

e. Café em excesso gera mais estresse, mas melhora a concentração.

 

Você sabia que... o Carnaval é mais antigo do que o samba?

Eles parecem ter sido feitos um para o outro, mas têm quase 2 mil anos de diferença de idade. O Carnaval nasceu na Roma antiga, passou firme pela Idade Média e, no Brasil, no século 18, já era uma festa popular importante, mas a primeira marchinha só apareceu em 1899, e o primeiro samba é só de 1916. Durante o tempo em que a festa e a música viveram separados, o Carnaval brasileiro dançou no ritmo de batuques, valsas, polcas e até sem música alguma. Os primeiros carnavais por aqui, chamados de entrudos, eram assim, um pouco mais que um empurra-empurra que, durante quatro dias, espalhava pelas ruas xingamentos, correrias, perseguições, água, farinha, ovos podres, fuligem, lama e piche. A arma mais comum de quem “entrudava” era o limão-de-cheiro, uma bola de cera do tamanho de uma laranja cheia de perfume ou mesmo água suja. A violência dos foliões, a maioria escravos ou negros livres, era tanta que fazia muitos brancos sair da cidade ou se refugiar nos bailes de salão. Marchinhas com letra e melodia surgiram com a compositora Chiquinha Gonzaga ( ) autora de “Ó abre alas” ( ) em 1899 ( ) Já o samba “Pelo Telefone”, de Donga, estourou logo que foi criado, em 1916, e foi “estandarte de ouro” do ano seguinte.

Fonte: adaptado de NARLOCH, L. Aventuras na História. Revista Superinteressante. n. 6, p. 16, fev. 2004.

 

8. Em “Eles parecem ter sido feitos um para o outro...”, a palavra Eles se refere

a. a Roma, à Idade Média e ao Brasil.

b. à Idade Média, ao século 18 e a 1899.

c. ao Brasil, à festa popular e à marchinha.

d. ao Carnaval, à marchinha e ao samba.

e. ao entrudo, ao samba e ao Brasil.

 

Novo dicionário

 

Qual não foi o pasmo de Matias ao abrir em casa o dicionário de Português que comprara para o filho colegial, e verificar que ele era todo feito de palavras cruzadas.

– O garoto não vai estudar palavras cruzadas, vai estudar Português – explicou ao balconista da livraria, pedindo a troca do volume.

– O dicionário está certo – respondeu-lhe o rapaz.

– Como está certo, se não começa pela letra A e termina pela letra Z, a exemplo de todos os dicionários de Português desde que a língua existe?

– Estou vendo que o senhor não acompanhou a evolução do Português. Com as últimas aquisições da ciência linguística e as recentes pesquisas lexiológicas, e mais o uso literário da língua, o Português é hoje considerado jogo de palavras cruzadas. Cruzadíssimas.

– Hem? Não estou entendendo.

– Não precisa entender, desde que o senhor tenha habilidade para decifrar palavras cruzadas. Mestres universitários da maior categoria assim resolveram, e os editores lançaram dicionários de acordo com os novos moldes. Procure ler os tratados e revistas de lexiologia, os estudos sobre linguagem, os ensaios de crítica literária, as dissertações universitárias. Tudo palavras cruzadas. Seu filho ainda não tem a nova gramática cruzacional? É indispensável. E muito cuidado no cruzamento das ruas. As placas também vão cruzar.

Fonte: DRUMMOND DE ANDRADE, C. O sorvete e outras histórias, 4. ed. São Paulo: Ática, 1997, p. 52.

 

9) Está presente no texto a ideia de que os atuais estudos do Português tornaram os novos dicionários e gramáticas

 

a. bem mais estimulantes.

b. pouco compreensíveis.

c. muito mais divertidos.

d. bastante rigorosos.

e. bastante desafiadores.

 

10) Quando Matias descobriu que o novo dicionário de Português era feito de palavras cruzadas, ele

 

a. ficou espantado.

b. criticou a livraria.

c. temeu que o filho o visse.

d. comprou-o mesmo assim.

e. desistiu de comprá-lo.

 

 

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